Ir até o Panamá e não visitar o Canal é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel ou ir ao Rio e não subir no Cristo. O canal é realmente a grande atração (e por muitos é até visto, erroneamente, como o único motivo) do país e com certeza vale a visita.
É possível conhecer o funcionamento do canal de diversas formas. A grande maioria das pessoas fica pouquíssimo tempo na cidade, geralmente em uma longa conexão para o Caribe ou algo assim. Nesse caso a única opção é realmente ir até a eclusa mais próxima, Miraflores Gate, de onde se tem um observatório que fica lotado de turistas concorrendo pelo melhor lugar para ver como funciona essa construção incrível. Essa eclusa é bem perto da cidade e é possível chegar lá com o seu carro alugado ou até mesmo de taxi.

Atualização (18/12/2013): A Mirella e o Kiko do Blog Mikix foram para o Panamá recentemente e escreveram um post bem detalhadinho para quem quer ver o funcionamento do Canal pela eclusa de Miraflores e não tem tempo de fazer o passeio que fizemos. Dá uma olhadinhaaqui.

IMG_6665

Observatório em Miraflores Locks

Outra opção, se você tem bastante tempo na cidade, é fazer o passeio de dia inteiro navegando pelo canal desde Cólon (a cidade do lado do Atlântico) até a cidade do Panamá (lado Pacifico) , passando por todas as eclusas e pelo lago Gatun. Apesar de ser um passeio interessante acho que se tornar algo um pouco repetitivo.

Container no Canal do Panama

Navio com containers atravessando os oceanos pelo Canal do Panamá

Para não correr o risco de achar o passeio massante, escolhemos o passeio de meio dia. E acredito que para nós essa foi a escolha perfeita.
Reservamos nosso passeio pelo hotel e pagamos cerca de U$ 150,00 por pessoa, com almoço bem gostosinho incluso. É possível achar preços mais baratos (cerca de U$ 115,00) no centro, entretanto teríamos que ir até o Amador Causeway, que não era assim tão perto do nosso hotel, então escolhemos a mordomia do hotel mesmo.
O importante é programar sua visita isso por que esse passeio de meio dia ocorre apenas 1 vez por semana, sempre aos sábados e,independente de onde você compre o seu passeio o barco será o mesmo. 

Lago

Passeio pelo canal traz lindas paisagens

Saímos do hotel cerca de 9:00 da manhã e seguimos em direção a nossa entrada do canal, na verdade o nosso barco saiu de uma estação responsável pela dragagem do leito do canal, situado antes da eclusa de Pedro Miguel. Dentro do barco, assim como no ônibus que nos leva até lá existe um guia que vai explicando tudo todo o passeio o funcionamento do canal, os pontos turísticos ao redor e etc.

Divisão de dragagem do Canal do Panama

Local onde embarcamos para o passeio pelo Canal

No ônibus, o guia foi nos contando toda a história da construção do canal desde a época em que os franceses ganharam a concessão mas, devido a complexidade do projeto, não conseguiram ir em frente. E então os Estados Unidos e sua incrível estrutura, organização e conhecimento de engenharia conseguiram construir o que se vê hoje. E que, agora, está sendo ampliado pelos próprios panamenhos.

Canal do Panama

Souvenirs

Para que eles construíssem, foi estabelecida a chamada Zona do Canal ou Canal Zone, que era uma área americana dentro do Panamá e se estabelecia pelo comprimento do canal e mais 20km ao redor do mesmo. Ali ficavam as residências apenas de americanos, supermercados, cemitérios, enfim tudo que uma cidade tem e que somente os americanos tinham acesso, sendo proibido a entrada de panamenhos.
Muito interessante toda história e como os panamenhos comemoraram tão fervorosamente no dia 31/12/1999 quando a concessão terminou e o canal finalmente voltou a ser de posse do país. Hoje em dia em volta do canal apenas pessoas com mais dinheiro vivem por ali.

Pedro Miguel Locks

A eclusa de Pedro Miguel

Passamos pela ponte Centenária que é considerada o ponto em que o Oceano Atlântico se une com o Oceano Pacifico e que foi feita sob uma escavação do Monte Culebra. Logo em seguida, foi hora de ver como as eclusas funcionam na prática pela eclusa de Pedro Miguel e tenho que confessar que realmente tudo  é muito impressionante, e impossível de explicar com palavras.

Ponte Centenaria

Ponte Centenária vista da Eclusa de Pedro Miguel

Eclusa de Pedro Miguel

A eclusa de Pedro Miguel em funcionamento

Navegamos um pouco pelo Lago de Miraflores até chegar a segunda eclusa, nessa são duas etapas até chegar do outro lado e passarmos pela ponte das Américas onde começa a estrada transamericana, que vai até o Alaska, unindo todas as Américas.

Lago Miraflores

Navegando pelo Lago Miraflores com vista pela Ponte Centenária

Miraflores Gate

Miraflores Locks e suas 2 etapas de eclusas

Ponte das Américas

Ponte das Américas

Detalhe Ponte das américas

Detalhe da Ponte das Américas

Nesse ponto já estamos na saída do canal onde é possível verificar todos os navios que estão a espera da sua hora de transitar pelo canal; o Amador Causeway, até chegarmos nas Isla Perico chegando então ao final do passeio. Aqui se tem uma vista linda de toda a Cidade do Panamá e seus arranhas-céu.

Vista Panama - Isla Perico

Vista da Cidade do Panamá, visto da entrada do Canal

Durante todo o passeio fiquei impressionada não só com o funcionamento das eclusas e com a monstruosidade de uma das construções mais incríveis do mundo, mas também com as paisagens lindas durante todo o passeio.

Para conseguir entender um pouco mais sobre como funciona o canal preparamos um video rápido, abaixo.

http://vimeo.com/cristomasi/canaldopanama

 

Mais sobre o Panama

• Passeio pelo Canal do Panamá

Cidade do Panamá além do Canal

• Para ver nosso vídeo dá viagem inteira, não deixe de conferir o nosso canal do Vimeo, aqui.

Compras na Cidade do Panamá

• Hotel Hard Rock Panama City

  1. Paulo says:

    Muito legal o post… Me senti lá… hehehehe
    Americano é lasca mesmo, o povo não resolve, ele vai e resolve….
    Bjs

  2. Mateus says:

    Gostei demais!!!
    Qual tipo de passeio você recomenda? Ficarei um dia na cidade do Panamá. Os preços dos produtos são realmente atrativos?

    Abs

    • Cris Tomasi says:

      Oi Mateus… Obrigada pela visita.
      Os preços das coisas sao mais baratas que no Brasil, mas acredito que seja mais caro que os EUA por exemplo.
      Quanto ao passeio, depende muito do que você gosta e procura em um lugar. Além disso também depende da quantidade de horas que vc vai ficar no local. Por exemplo, quando vc diz um dia, significa que dormira uma noite? Ou apenas fará uma daquelas lindas conexões que eles costumam fazer?
      Quantas horas terá exatamente no Panamá? Se for em longas conexões, sei que e possível contratar um taxi e pedi para Ele te levar no canal (nesse caso você iria até o mirante de Miraflores para ver o funcionamento de fora do canal) e depois ele pode te levar até Casco Viejo para você conhecer a parte histórica da cidade. Acho que seria um passeio legal e você teria uma nocao legal da cidade.
      Se prefere compras, logo mais vou fazer um post dos shoppings que fui…
      Me diz mais ou menos o que vc estava pensando e quantas horas vai ficar por lá que eu tento te recomendar alguma coisa ok?
      Abraços,
      Cris

    • Cris says:

      Olá Suleica… o passeio demora meio dia, mas se perde o dia inteiro praticamente. Eu lembro que naquele dia não consegui fazer mais nada, só a noite.

  3. Suleica Engelmann says:

    Muito interessante , queremos fazer este passeio em janeiro, mas tens certeza de que não existe outro dia da semana em que ele ocorre??

    • Cris says:

      Quando eu fui ocorria apenas aos sabados. Mas pode ser que tenha mudado, vale a pena pesquisar se encontra em outros dias.

  4. Marsuel says:

    Boa noite, Cris. Estou indo viajar com a família, e tenho uma conexão prevista no Panamá. Chego às 06:24h e embarco às 12:18h. Li vários posts e percebi que o museu de Miraflores só abre às 09:00. Não gostaria de perder a oportunidade de visitar o Canal, mesmo que o museu estivesse fechado. No entanto, não achei nenhum blog que tivesse a informação que eu preciso. Chegando a Miraflores, mesmo que o museu esteja fechado,eu consigo ver o Canal e tirar umas fotos? Gostaria de esperar abrir, mas terei que estar no aeroporto às 10:00h (duas horas antes o voo), logo, tenho que sair de Miraflores, no máximo, às 09:00h, horário em que estará abrindo o museu.

    • Cris says:

      Oi Marsuel!!!
      Não sei te dar essa informação pois, como você pode ler no post, meu passeio foi completamente diferente.
      A maioria das pessoas vão somente até Miraflores e olham o canal e visitam o museu. Eu queria a experiência de navegar pelo canal, pois fiz o passeio de barco.
      Por esse motivo não cheguei a ir no Museu de Miraflores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>