Na verdade vou explicar como chegar ao paraíso!!! Por que é assim que se resume as praias da Tailândia. Depois de tanto bater perna em Bangkok, nada como relaxar nas praias com águas cristalinas verde esmeralda do país.

Chegando em Koh Samui

Como já disse aqui, escolhemos duas ilhas, uma de cada região: Koh Pha Ngan no Golfo da Tailândia e Koh Phi Phi na Costa Andaman. Queríamos curtir e descobrir  o que tem de diferente em cada uma delas mas não queríamos nenhuma ilha muito grande como Samui, Krabi ou Phuket. E vou dizer que foi o mais acertado para nós.

Para chegar até elas você tem diversas maneiras, tudo vai depender de quanto tempo tem disponível e do quanto está disposto a pagar por cada uma delas.

Existe a possibilidade de sair de ônibus de Bangkok e ir combinando formas de trem, ônibus e ferry; mas achei essa opção tão complicada e tomaria tanto tempo (cerca de 1 dia inteiro) que desisti na hora.

Foi então que decidimos ir de avião até um pedaço e logo após (sem ter que fazer pernoite) pegar um ferry boat até a ilha escolhida. E acho que foi a maneira mais fácil, rápido e menos cansativa. Sinceramente, não faria ou recomendaria de outra forma.

Para chegar de avião até Koh Pha Ngan, Koh Samui é a ilha mais próxima. Como tínhamos pouco tempo e não queríamos dormir em Koh Samui tínhamos que pegar um taxi até o pier mais perto e pegar um ferry boat até a sua ilha.

Porém, aqui você deve ter um cuidado, por que algumas ilhas (como no caso de Koh Pha Ngan) tem vários piers e alguns podem ser muito longe do seu hotel, para não ter problemas deixe para comprar o seu ferry quando desembarcar do vôo.

Indo ao encontro do ferry

No caminho para a saída do aeroporto, você vai se deparar com um quiosque de ferries, basta entregar para eles o voucher da reserva do hotel e eles farão o resto. Escolhem o melhor pier, ferry e terá até o transfer até o pier incluso.

Entretanto, fique esperto nos horários do ferry a maioria das ilhas são atendidas até umas 15:30 – 16:00, portanto planeje bem o seu vôo se o seu interesse não for aproveitar um pouquinho de Koh Samui.

Já para chegar em Phi Phi tem duas alternativas: Phuket com mais ofertas de vôos ou Krabi cujos vôos custam um pouco mais barato, entretanto as ofertas de horários de vôos não são muito bons, por isso escolhemos Phuket.

A super lotação do aeroporto em Phuket

Em Phuket você precisa fazer o mesmo esquema de achar o pier e pegar um ferry até a Vila Tonsai em Phi Phi.

Se o seu hotel for na Vila Tonsai bastará pegar o ferry e ao chegar poderá contratar um carregador para levar sua mala até o hotel (em Phi Phi não há circulação de carros como em Koh Pha Ngan), cheque com o seu hotel muitos deles dispõem desse serviço.

Chegando em Phi Phi

Entretanto, se você for ficar em algum hotel mais afastado como eu fiquei no PhiPhi Village Island,  precisará pegar mais um long boat até o mesmo. Ou então contratar o transfer do hotel, que apesar de mais caro será mais cômodo.

Como estávamos no final de viagem, cansados e com vontade de só relaxar resolvemos arcar com a lancha do hotel e foi ótimo. A lancha tem uma parte externa e outra interna com ar condicionado e bebidas a vontade, além disso, você não se preocupa com nada. Na saída do aeroporto de Phuket tem um motorista que te leva até uma marina e de lá você só sai na areia do seu hotel.

A parte interior do ferry do hotel Phi Phi Island Village

 
 

Para fazer os trechos Bangkok – Koh Samui – Phuket escolhemos a Bangkok Airways que se intitula uma companhia boutique. Confesso que no começo fiquei bem desconfiada. mas depois de uma rápida enquete no twitter resolvi arriscar e foi perfeito!!! Recomendo de olhos fechados.

A Bangkok Airways tem diversas vantagens sobre a soberana Thai e as low costs Air Asia e Nok:

• O limite de bagagem é de 20kgs.

Check in em Koh Samui

• Direito ao acesso a sala vip da companhia independente do valor e da classe do ticket que foi pago. Na salinha vip você tem acesso a internet wireless (ou computadores se precisar) através do seu numero de vôo (login) e número de assento (senha) e ainda várias comidinhas e bebidinhas gostosas.

Suco e café na sala vip da Bangkok Airways

• Os aviões são novos e todos tem refeições inclusas. Refeições mesmo, nada de lanchinho. Na ida para Samui, tivemos um café da manhã reforçado e para Phuket, um almoço bem gostosinho.

Nosso café da manhã

• Outra vantagem importante e que te economiza muito tempo, se você fizer o mesmo roteiro ou parecido, é que a Bangkok Airways tem vôos diretos entre algumas ilhas como Samui – Phuket, para falar a verdade o aeroporto de Koh Samui (que é uma graça, muito lindinho com diversas opções de lojas e restaurante bacanas. Adorei!!) é praticamente da Bangkok Airways. E isso é uma baita vantagem por que o vôo se torna mais rápido e  não sendo necessário voltar para Bangkok, eliminando o tempo de espera e a troca de avião.

Sala de embarque em Koh Samui

Se tem medo de voar vá preparado, pois Koh Samui – Phuket não é uma rota muito comum e por isso os aviões são turbo hélice bem pequenos (dois acentos em cada lado), mas isso não chega a prejudicar o vôo que foi muito bom por sinal e sem turbulências.

Avião Koh Samui – Phuket

No trecho Phuket – Bangkok fizemos com a Thai, apesar de existir opção pela Bangkok Airways, apesar dos preços serem bem parecidos, queríamos testar outra companhia. Os aviões são enormes (grandes mesmo, daqueles de dois andares que geralmente se usam para vôos internacionais) e nunca vão lotados, portanto há grandes possibilidades de adiantar vôos se precisar, como foi o nosso caso.

Entretanto, não existe nenhuma vantagem como sala vip ou internet e a refeição é apenas um lanchinho estilo GOL  (no meu caso foi um bolinho com um suco de laranja em caixinha) sem opções nem na bebida.

Eu realmente recomendo a Bangkok Airways por que achei o atendimento muito mais personalizado e atencioso.

Para falar a verdade, as opções para todos os bolsos na Tailândia, seja um estilo mais mochileiro ou alguém procurando luxo, com certeza irá achar.

• Nosso roteiro pela Tailândia

• Dicas de Hospedagens pelo país

• Circulando por Bangkok

 Os lindos templos de Bangkok

• Bangkok além dos templos

• Curtindo a noite de Bangkok

• A antiga capital da Tailândia: Ayutthaya!

• Como chegar até as ilhas tailandesas

Como explorar Koh Pha Ngan

O paraíso do Golfo da Tailândia: Koh Nang Yuan

• O aperitivo de Koh Phi Phi: Mosquito & Bamboo Island

  1. Clarissa Donda says:

    Acho que o problema de ir para a Tailândia é ter sérias crises de depressão quando voltar… Nunca mais vou conseguir ir numa praia normal depois de Ko Phi Phi…
    Ótimo post!

    • Cris says:

      Koh Phi Phi é incrível mesmo!!! As praias são lindas, cristalinas e cheio de peixinhos que não tem medo de você… Mas é uma beleza diferente das praias do Caribe por exemplo…
      Beijos..

  2. Georgia says:

    Oi Cris, estou adorando o blog e, principalmente, os posts sobre a Tailândia. Como te falei pelo twitter, estou planejando a minha ida pra lá e tenho algumas dúvidas. Estou pedindo a opinião das pessoas lá no VNV mas queria, especificamente, sua opinião sobre as praias.
    No meu roteiro, depois de conhecer BKK, Luang Prabang e Siem Reap volto para as praias da Tailândia.

    09/11 Volta para BKK e segue para Krabi
    10/11
    11/11
    12/11 Ilhas Phi Phi
    13/11
    14/11
    15/11 Volta para BKK
    16/11
    17/11 Volta para o Brasil

    Quero fazer esses 2 voos no dia 09/11 REP/BKK e BKK/Krabi. Tenho receio dos frequentes atrasos de voo na Ásia mas queria tentar.
    Ficarei 3 dias em Krabi (aquela dúvida de sempre: Ao Nang ou Railey?) mas acho que vou ficar em Ao Nang mesmo. Em 12/11 quero ir para Phi Phi e passar os últimos 3 dias lá. De Phi Phi volto para BKK em 15/11. Meu voo para o Brasil sai no dia 17/11 às 01:05, por isso quero voltar um dia antes para BKK. Se eu colocar os 2 voos no mesmo dia acho que vou ficar muuuito tempo no aeroporto entre um voo e outro para garantir que chegarei a tempo.
    Como não sou mochileira e viajo sempre com mala média estava pensando em deixar a mala no aeroporto de BKK e viajar apenas com uma sacola de mão para Krabi e Phi Phi. Vc acha que isso traria mais conforto à viagem ou é indiferente?
    Eu vi que tem um voo da Nok air de volta de Phi Phi direto para BKK mas o aeroporto de chegada não é o mesmo do de saída. Então, se eu fizer isso, vou ter que voltar ao aeroporto para pegar a minha mala.Talvez seja melhor se deslocar entre 2 aeroportos do que voltar a Krabi de barco + avião para BKK para chegar no mesmo aeroporto e pegar mala.
    Mas se for bem tranquilo viajar com mala de barco e sei lá que tipo de transporte mais vou precisar posso esquecer essa ideia.
    Cris, sobre o resort em Phi Phi : vcs chegaram a considerar o Zeavola ou apenas o Phi Phi Island Village? Vendo no booking, os 2 são parecidos e o Zeavola ainda tem wifi gratuito.
    Ufa!!! Quanta coisa… desculpa perguntar tanto!!!
    Obrigada,
    Beijo

    • Cris says:

      Oi Georgia…
      Roteiro dos sonhos esse seu hein?! Quanto a ficar em Krabi não sei te dizer, por que não fiquei em Krabi nenhum dia, meu voo era Samui – Phuket e de lá já entrei em um ferry e fui direto para Phi Phi Island.
      Mas você já viu na Bangkok Airways esse voo?? A companhia área é muito boa e acabei de ver no site deles e eles tem voos de Siem Reap para Krabi, parando em Bangkok, mas pelo menos é na mesma companhia área e você não vai se preocupar com esses atrasos que você está com medo.
      Se bem que nenhum dos meus vôos atrasaram na Tailândia; mas de repente é uma forma de você ficar mais tranquila.
      Quanto a Phi Phi, não existe aeroporto em Phi Phi Island, o que você vê na Nok Air é uma combinação de voos (Phuket ou Krabi) + ferry até Phi Phi Island. Também vi essa tarifa, mas tenha certeza de que Phi Phi não tem aeroporto, na verdade nem circulação de carros não existe por lá.
      Eu também não sou mochileira, minha mala é rosa com rodinhas hehehehe… portanto isso não precisa ser uma preocupação sua. Viajei a Tailândia interia com a mala de rodinhas mesmo, é claro que não viajo carregada (minha mala é sempre leve). Se você viaja com muito peso acho que vale a pena sim deixar em Bangkok por que existe uma sobe e desce de ferries que pode atrapalhar. Mas se você é como eu que viaja com pouco peso acho que não tem necessidade não. Viajei com duas malas de 13kg cada (uma para o marido e outra para mim, as duas de rodinha). Se você vai ficar em Krabi, você não vai precisar de ferry e por lá acho que tem circulação de carros, então a sua preocupação seria apenas Phi Phi… dai vai depender de como você vai até lá… se for pelo transporte do hotel.. eles cuidam de absolutamente de tudo, se você for com ferry normal dai tem que pensar se quer carregar a mala para entrar e sair do ferry… eu não tive problemas e não faria de outra forma, mas tudo depende da sua forma de viajar… (já fui para Fiji no mesmo esquema e também levei malas de rodinhas sem problema nenhum… hehehe)
      Eu vi sim o Zeavola e achei o hotel ótimo, porém duas coisas me fizeram desistir do hotel: 1) é realmente muito longe mais da vila principal (no hotel que fiquei você podia fazer uma trilha até a vila ou 10 minutinhos de long boat – lembrando que Phi Phi não tem estradas e nem circulação de carros) e 2) na época que fui o hotel era bem mais caro que o Phi Phi Island.
      Quanto a sua volta para o Brasil, não entendi muito bem… Mas eu estava em Phi Phi e voltei no mesmo dia. Meu vôo de BKK – Brasil era as 23:00. Sai de Phi Phi por volta das 14:30 com o ferry do hotel… cheguei em Phuket (nosso vôo era as 18:30 ou 19:30) conseguimos adiantar nosso vôo para as 16:30, uma hora depois estávamos em Bangkok… ai por lá realmente tivemos que esperar um tempo razoável. Mas fiz isso por que não queria perder nenhum dia em Phi Phi e o nosso tempo de férias era limitado.

      Beijos, Cris

  3. Georgia says:

    Cris,
    Obrigada por responder. Vc é um anjo. Me ajudou demais!!!

    Vamos por partes…
    Que sorte a sua de não ter tido atrasos. Vi relatos de pessoas que fizeram 10 viagens internas por lá e nenhum voo saiu na hora; outro teve um voo atrasado em 10 horas. Mas acho que a BKK airways é mesmo diferenciada. Que bom!
    Vi o voo da Bangkok airways entre REP e Krabi. É bem mais caro que o da air asia e a conexão é longa mas pode valer mesmo a pena. Nesse caso o bom é a franquia de bagagens de 20kg contra 7kg na air asia. Se eu optar pela air asia acho que vou acabar deixando a mala no aeroporto. Se for de BKK airways, levo a mala.
    Nunca tive a experiência de viajar para lugar quente por 20 dias. Mas, pela experiência de várias viagens de inverno, acho que viajo leve. Só tenho medo de querer comprar tudo o que vir pela frente no começo da viagem (BKK, Luang Prabang e Siem Reap).
    Em Krabi tem circulação de carros, sim. Devo ficar em Ao Nang em vez de Railey e vou pra Phi Phi para os últimos 3 dias.
    Foi ótimo saber que o Zeavola é mais longe que o Phi Phi island. Eu ainda não fiz a pesquisa dos hotéis a fundo. Eles estão praticamente do mesmo preço pelo booking.com. E devo fazer o transfer pelo hotel mesmo. Quando chegar ao paraíso já terei batido perna demais e vou querer mordomia!
    Quando fiz a pesquisa da volta de Phi Phi pra BKK e achei aquele voo da NOK air , não tinha observado esse detalhe (combinação de ferry + voo).
    Sobre a volta Phi Phi/ BKK, parece que o barco pra Phuket é speed boat e, portanto, mais rápido pra chegar do que o barco pra Krabi (não vi esses detalhes ainda). De repente eu faço o mesmo que vc fez e posso procurar um day use no aeroporto. Pelas minhas contas vc levou cerca de 1 hora de barco entre Phi Phi e Phuket, não foi?
    Cris, mil vezes obrigada pela ajuda.
    Beijos,

    Georgia

    • Cris says:

      Oi Georgia… realmente em Bangkok dá vontade de comprar tudo o que vê pela frente… É tudo muito barato!!!
      Veja o que vale a pena em termos de custo x benefício. E veja direitinho tudo o que a Air Asia vai te cobrar, principalmente por ela ser uma low cost cobra tudo a parte… então leia tudo com cuidado.
      Ai eu também pensei como você quando cheguei a Phi Phi… só queria descansar e não me preocupar com nada.. por isso fiz o transporte com o hotel. É mais caro, mas muito mais cômodo nesse caso você não precisa se preocupar com a sua bagagem… eles carregam para você e entregam apenas no seu quarto, uma beleza!! Como você já vai estar em Krabi será bem prático o transporte.

      Eu realmente não lembro quanto tempo levei de Phi Phi – Phuket mas se você entrar em contato com o hotel eles te dizem quanto tempo demora certinho… só sei que em Phuket não precisei esperar no aeroporto cheguei no check in consegui adiantar meu voo e já entrei direto na sala de embarque… dai só esperei no aeroporto de BKK mesmo… mas dai foi até bom por que conseguimos jantar, trocar de roupa, fazer o check in tudo com calma… sem desesperos.
      Se precisar de qualquer outra informação é só avisar ta!?
      Beijos
      Cris

    • Cris says:

      Oi Ju… tenho várias máquinas fotográficas. A que mais uso e usei nessa viagem foi a minha Canon T2i, não é a mais moderna e cara que existe, mas adoro ela e tem todos os recursos que preciso, além de ser leve para carregar nas viagens. Não desgrudo.
      Quanto as lentes, tenho 4: uma grande angular (18-24mm), uma lente que vem com o corpo da máquina normalmente 18-55mm, uma de foco fixo (55mm com f/1.8) que é ótima para fotos noturnas ou em ambientes mais escuros por que ela deixa bastante luz entrar e tenho também uma 75-300mm.
      Beijos, Cris

    • Cris says:

      Hehe… Eu carrego bastante coisa mesmo… Mas levo para onde sei que vou usar. Compro um pouco aqui e um pouco pelas viagens que faço!
      Beijos,

  4. Carol Akemi says:

    Oi Cris,
    Parabéns pelo blog! Estou adorando tudo!
    Farei uma viagem à Ásia em dezembro e um dos percursos será Phi Phi – Kuala Lumpur. Pensei em pegar um boat logo pela manhã para Krabi ou Phuket e um vôo para KL. Porém, quanto tempo demora do pier até os aeroportos nesses locais? Você sabe?
    Não achei vôo pela Bangkok, apenas pela Air Asia. Em Krabi o vôo sai 14h25, mas em Phuket sai 13h e depois apenas às 19h.
    Não sei o que é melhor e o que dá tempo realmente. Consegue me ajudar, please? =)
    Obrigada
    Bjos

    Carol Akemi

    • Cris says:

      Oi Carol… obrigada pela visitinha, fico feliz que esteja gostando…
      Você vai adorar a Ásia! Eu particularmente adoro! Gostaria de voltar todos os anos. Pena que esse ano não vai dar…
      Consultei agora a Bangkok Air e realmente eles não tem voos de Krabi ou Phuket para KL (apenas de BKK).
      Agora quanto tempo demora de Phi Phi para Krabi ou Phuket vai depender do lugar em que o seu hotel fica, se você vai pegar ferry normal ou um speedboat. Eu voltei para Phuket (que eu acho que tem mais opção de voos) com o speedboat do hotel, e tinham 2 horários 1 de manhã cedo (acho que algo em torno de 9:00) e 1 de tarde (em torno de 14:00), meu voo era as 19:00 e cheguei a tempo de conseguir um adiantamento do voo para o das 16:00. Mas tinhamos motorista nos esperando no pier e não tive que me preocupar em procurar algum para me levar!
      Acho que você tem que avaliar tudo isso. Já sabe qual hotel vai ficar em Phi Phi?
      Beijos,
      Cris

      • Carol Akemi says:

        Oi Cris,
        Acho que ficarei no Phi Phi Beach Resort que é mais econômico, pois consegui uma tarifa muito boa nele.
        De boat acho que demora umas 2h, porém não sei quanto tempo demora do pier (de Krabi ou Phuket) até o aeroporto. Se eu pegar o primeiro boat às 09h, talvez dê tempo de pegar o vôo das 14h25 em Krabi, porque os das 13h em Phuket não vai dar, acredito eu. O próximo seria apenas às 19h, e estou achando muito tarde ficar das 11h às 19h lá. O próximo boat senão me engano é às 15h30, o que ficaria apertado para o vôo das 19h. Esse é meu dilema.
        Obrigada!
        Bjos
        Carol Akemi

        • Cris says:

          Oi Carol… só consegui entrar aqui agora…
          O problema de saber a distância dos piers é que (não sei Krabi) Phuket tem diversos piers e então depende de qual deles você vai chegar.
          No pier que eu cheguei levei cerca de 20 minutos até o aeroporto, foi rapidinho, mas sei que tem piers que demoram até 1 hora para chegar no aeroporto. Acho que se você tem esse horário apertado quanto mais tarde o voo melhor… então de repente vale a pena pegar o de 14:25 em Krabi… Ou até pegar os da 19:00 em Phuket e fazer algum passeio por lá durante o dia. Por que não deixa para andar de elefante em Phuket? É algo inesquecível!
          Beijos

    • Cris says:

      Oi Georgia… acompanhei tudo daqui e fiquei vibrando e babando na sua viagem. Fico feliz que adorou a Ásia e a Tailândia.
      Um beijo,

  5. Natália M Gastão - Ziga da Zuca says:

    Oi Cris!!!!
    Amei o seu post!!!
    Koh Pah ghan está me enlouquecendo, pois ao mesmo tempo que quero conhecê – la, meu roteiro está todo voltado para Koh Phi Phi é Railay. Ou seja, vai complicar a logística toda!!! Humpf!
    Mas eu li que você fez o passeio de elefante em Phuket, que legal!!! Tem detalhes sobre o passeio para me dar uma luz? Quem sabe eu dou uma passada por lá?
    Beijão!!!!

    • Cris says:

      Oi Tatá!
      Escolher as ilhas na Tailândia é realmente um sufoco… Sofri muito rsrsrs. Mas no nosso caso queríamos uma ilha de cada lado da costa para sentir a diferença.
      Então nao fomos a Railey, mas já li que é linda!
      Quanto ao passeio de elefante, na verdade fiz em Bangkok (escrevi sobre a experiência toda no post Bangkok além dos templos) mas sei que tem o passeio em Phuket por que uma amiga fez por lá mas nao tenho muitos detalhes.
      Na verdade eu nem fiquei em Phuket, Koh Phi Phi é muitoooo melhor, fui para a ilha direto do aeroporto!
      Espero que ame a Tailândia tanto quanto eu!
      Beijao

      • Ziga da Zuca says:

        Então Cris,
        Phuket nem está na minha lista, meus voos serão para Krabi, acho que farei o passeio por Bangkok mesmo. Sobre as praias, tô sofrendo! hahaha
        Tenho certeza de que amarei a Tailândia! =)
        Beijooo

  6. patricia says:

    Olá, queria saber a distancia do aeroporto de Phuket para o ferry que me levará até Phi Phi Island, para eu decidir o horário do voo que pegarei de Bangkok para Phuket. Obrigada beijo

    • Cris says:

      Patricia…. Depende de como você vai para Phuket. Por exemplo, eu fui com o barco do próprio hotel, então o barco saia de uma marina privada que ficava cerca de 30 minutos do aeroporto.
      Então pesquise direitinho de qual píer o barco que você vai pegar sai, ok?
      Beijos, Cris

Deixe um comentário para mim: