Manaus já estava nas nossas listas de viagens a muito tempo. Meu sonho era mostrar ao meu marido o lindo Teatro Amazonas, para mim não tem teatro mais lindo no Brasil. Além disso já morei por lá a muito tempo e estava louca para ver os locais de uma parte da minha infância.

É lógico que ao voltar do hotel selva estávamos ansiosos para ir correndo para a Praça de São Sebastião e chegando, lá estava o lindo e imponente teatro da época do ciclo da borracha. Com sua coloração rosada e aquela cúpula com as cores da bandeira do Brasil. O interessante é que a cúpula foi colocada depois e é apenas algo decorativo para o principal prédio da cidade poder ser visto do porto quando as embarcações chegassem a cidade.

É imprescindível a visita guiada pelo teatro, realizado a cada 30 minutos, para conhecer todo o interior do prédio, além de toda a sua história e das pinturas expostas. Aliás a vista mais bonita da praça está justamente de cima do teatro, na varanda do salão de festas.

Vista da Praça São Sebastião do alto do Teatro Amazonas

Os detalhes da construção, as pinturas, a iluminação, os camarotes, os lustres são lindos e valem a pena ser notados. O teto do teatro é uma pintura da base da Torre Eiffel, as máscaras de teatro com nomes de escritores famosos em cada pilastra do auditório, pinturas que mudam de posição conforme você vai andando e etc. Enfim… imperdível.

Após o passeio no Teatro, a Igreja São Sebastião e a sua torre única (já que a segunda nunca foi nem sequer começada) fica do lado esquerdo do teatro. Infelizmente não consegui visitar o interior pois estava fechada mas dizem que o interior é lindo e cheio de afrescos.

Do lado direito várias casinhas coloridas lindas que a noite viram barzinhos deliciosos e ótimos para comer as comidas tradicionais de Manaus. Atrás, está o lindo prédio do Palácio da Justiça que também tem visitas guiadas mas em feriados permanece fechado.

Acima o Palácio da Justiça e abaixo as casinhas coloridas

OBS: Aliás, me senti um pouco incomodada com isso, mas em feriados muitas atrações não abrem ou fecham mais cedo. Inadmissível! Fica a dica para quem ir a Manaus é sempre pesquisar se as atrações abrem e os horários também.

Após o passeio pela praça, pegamos o carro e fomos dar uma volta pelo centro da cidade. Fiquei impressionada com a desorganização do centro da cidade. Vários moradores já tinham me alertado que o centro e a zona franca da cidade já estava degradada e com poucos atrativos (inclusive em preços) e constatamos que é realidade.

Mas nesse passeio vimos várias praças e prédios antigos lindos como o Relógio da cidade e o prédio do Mercado Municipal.

Relógio da Cidade e Mercado Municipal

Nessa hora a fome já bateu com certeza, provamos o Restaurante Choupana e recomendo! Provamos muitos pratos deliciosos como o Tacacá (“sopinha” com folha de jambo que amortece a boca e camarões além do molho de tucupi), Caldinho de Pirarucu (uma delícia!), e um peixinho Tucunaré (mas tem pirarucu, tambaqui e etc)… hummmmm… De sobremesa? Sorvete de Cupuaçu, é lógico!! Mas há várias opções tanto de restaurantes como de pratos típicos. Só aconselho a provar tantos quanto conseguir.

Caldinho de Pirarucu e Tacacá

 

 

 

 

Mais sobre a viagem de Manaus aqui:

• Resumo da Viagem

• Se hospedando em uma Jungle Lodge

• Passeios em meio a Floresta Amazônica

 Encontro das Águas

  1. Selene Soares says:

    Adorei os seus relatos. Estou pesquisando para ir à Manaus em Junho e adorei as suas dicas. Li as mesmas coisas sobre o Ariaú então eu e meu marido resolvemos arriscar o Tariri Amazon Lodge, bem recomendado pelo Trip Advisor e que também tem o nado com os golfinhos que para mim também foi decisivo na escolha do hotel. Assim que voltar comento sobre o hotel – http://www.doiapoqueanovayork.com.
    Bjs,
    Selene

    • Cris says:

      Oi Selene… Você vai adorar Manaus!! Apesar de todas as melhorias que eu acho que o Ariau merece ainda assim adoramos a estadia por lá e todos os passeios que fizemos com eles. E com certeza nadar com os botos, brincar e tocar neles foi o ponto alto da viagem!
      Aproveitem… Beijos

  2. Denise says:

    Onde você se hospedou em Manaus? Estou programando uma viagem para o feriado de Corpus Christi e preciso de dicas…

    • Cris says:

      Oi Denise… em Manaus fiquei no Novotel. O hotel é bom apesar dos quartos precisarem de uma reforma. Mas a localização não é boa se você não estiver de carro, fica perto da bola do suframa.

Deixe um comentário para mim: